O que não falta no guarda roupa? Seu amigo do peito, o sutiã.
Hoje em dia, não só o conforto, a beleza está sendo muito valorizada. O resultado são modelos cada vez mais belos, ousados e com tecnologia de ponta. Mas você sabe como ele surgiu? O sutiã ou em francês - SOUTIEN que quer dizer suporte, possui uma história muito bacana pra conhecer.
Eis o início.
Mary Phelps patenteou o sutiã nos estados Unidos há cem anos. A peça tinha a função de moldar os seios e valoriza-los como podemos observar em filmes de época. Em alguns casos, a função era mesmo de esconder os seios.... antes era uma peça escondida que denotava o recato e por outro lado a ousadia da mulher. Outrora escondido, hoje ate usado à mostra. Uma peça usada na sedução, valorização do corpo feminino, mais um motivo para que a mulher se sinta bem consigo mesma.
O inicio de toda revolução foi a busca do conforto contra os crueis espartilhos. Mary Jacobs, jovem de NovaYork não conseguia usar seu novo vestido de noite já que as barbatanas do espartilho apertavam e apareciam demais... Então, junto com sua empregada, fez uma espécie de porta-seios usando dois lenços, uma fita cor-de-rosa e um cordão. Brilhante. Tão incrivel que seu espírito empreendedor a levou a confeccionar suas peças para suas amigas. Porem, Mary acabou por vender a sua criação por 1550 dólares para a Warner Bros. Nos 30 anos seguintes, a empresa faturou nada menos que 15 milhões de dólares com esta peça de roupa ( ooh!!!).
Por anos as mulheres vinham procuraram um tecido para confeccionar algo que desafiasse a lei da gravidade e sustentasse os seios. Pesquisa revelam que em 2000 a.C., na Ilha de Creta, elas usavam tiras de pano para modelá-los. Mais tarde, passaram a enrolá-los para que não balançassem. As romanas usavam faixas para diminuir os seios. O sutiã apareceu para libertar a mulher daquela ditadura.
Na década de 1920, os sutiãs achatavam os seios num estilo "garçonne. Em contrapartida, nos anos 30 surgiram os bojos com enchimento que valorizavam os seios e são usados até hoje, cada vez mais sofisticados. Um avanço e tanto!
Entre os anos 40 e 50, o nylon surgiu para inovar e o sutiã utilizando-se de técnicas para produzir peças mais leves e suaves. Porém, a grande sensação da época era o sutiã “very secret”, formado duas almofadas de ar finas, que davam o efeito de seios globos, tão cobiçado pelas mulheres da época. Outro que fez sucesso foi o de efeito pombo, que tinha um corte que elevava e aproximava os seios.
O sutiã não para de evoluir, conquistando mulheres do mundo inteiro, aparecendo e sendo usados por estrelas de Hollywood. Nos anos 60, o fato mais notável aconteceu quando feministas, em um ato de protesto, queimaram a peça (várias) em praça pública como um símbolo de opressão masculina.
No movimento hippie entre as décadas de 60 a 70, os fabricantes das peças investiram nos adolescentes com a fabricação de peças em estampas românticas e com alças da peça reguláveis e elásticas. Foi neste momento também que também começou a se utilizar diferentes texturas como rendas e tecidos transparentes. O surgimento da lycra nos anos 80 tornaram as peças mais confortáveis ainda e nos anos 90, a moda outwear revolucionou o estilo. As peças começaram a ser usadas por fora, como bustiês, tops, bodies. Uma ousadia que criou estilos.
Neste novo século os sutiãs vêm com modelagens inovadoras, com sistema “push-up”, que aproxima e separa os seios, os que vêm com micro-cápsulas de hidratação, diferentes tecidos, enchimentos, mas sempre visando o conforto e beleza do busto. O avanço não pára. Atualmente, com a peça cada vez mais sofisticada e valorizando os seios da mulher, este mercado se tornou cada vez mais exigente.
No Brasil, uma propaganda ficou muito famosa ganhando prêmios internacionais. Foi o comercial do “Primeiro Sutiã” veiculado em 1987 pela agencia de Olivetto. A delicadeza de como foi tocado o assunto e o destaque para o publico alvo – meninas que são mulheres – ficou marcado por toda uma geração.
A BEAUTIFUL WOMAN investe em rendas importadas e exclusivas, bojos com modelagem, para tornar a peça não só funcional, mas criando um novo estilo e conceito. O GLAMOUR E A EXCLUSIVIDADE. Aguçar ainda mais o sex apeall da mulher que se valoriza e que ama o belo.
Acessem o site e confiram as novidades: www.beautiful.com.br
Sutiã - Uma peça fundamental na vida da mulher. Mas você sabe como ele surgiu?
Categorias:
BEAUTIFUL WOMAN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
blog também é cultura !!
ResponderExcluirQue legal, adorei o post, suuuper passagem no tempo, muito bom!
ResponderExcluirE eu não vivo sem sutiã, mesmo pra durmir tem q ter o velhinho folgado.
Tem mulher q nao gosta, mas eu adoro!
Beijos
http://batom-cia.blogspot.com/
tem sorteio la no blog, apareça!
Eu tenho peito pequeno e acho que eles ficam horrorosos sem sutiã. Uso sempre, todo dia. Para dormir, não.
ResponderExcluirLila Czar
seviracom30.blogspot.com
Huum não sabia disso nãao!
ResponderExcluirQue legaal!
Uso sutiã o tempo todoo, até pra dormir!
Amoo
Beeijo
Adorei o post!
ResponderExcluirMuito legal a história.
O blog está de mais, parabéns!
Beijoos
muito legal esse post! adorei!!!
ResponderExcluirGraças a Deus que os sutiãs não param de evoluir!!!
ResponderExcluirLindo esse conjunto da Beautyful!!