CURIOSIDADE DOS CONTOS DE FADAS e...a PORTA AO LADO. Vale a pena ler!

Olá!!! 
Bom dia, boa tarde ou boa noite!! Hehe, hoje eu trouxe algumas curiosidades literárias sobre os famosos Contos de Fadas (especificamente dois contos) que me chamaram atenção e estou compartilhando aqui.
Mas antes, deixo um texto que li do Dr.Dráuzio Varella,um médico maravilhoso e um escritor formidável .
Li, refleti e decidi praticar.
Vale muito a pena ler!

A PORTA DO LADO
Em entrevista, o médico Drauzio Varella disse que a
gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida que queremos
que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.
O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.
Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.
Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.

A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!
(Dráuzio Varella)'

CURIOSIDADE DOS CONTOS DE FADAS


A ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS:"A BELA ADORMECIDA"

As  histórias ( ou estórias) contadas no inicio eram bem diferentes do modo como a conhecemos hoje em dia.As histórias contadas as crianças eram apimentadas, com cenas fortes e violentas, nao tinha esta censura de hoje, era para espantá-las e alertá-las dos perigos.Até que alguns séculos depois, surgiram alguns escritores como Perrault e posteriormente os Irmãos Grimm que começaram a pegar essas histórias contadas oralmente pelo povo e começaram a modificar o enredo para transforma-las em histórias realmente infantis, os famosos contos de fadas com finais felizes como conhecemos hoje em dia. Hoje vou falar especificamente sobre a origem da história "A Bela Adormecida", espero que vocês curtam...boa leitura:



Em relatos franceses e espanhóis do século 14 ao 16, os detalhes de A Bela Adormecida arrepiam. O príncipe encantado já é casado e viola a princesa durante o sono. Ela tem dois filhos com ele, ainda dormindo, e é despertada não por um beijo, mas pela mordida de um dos filhos enquanto os amamenta. A sogra do príncipe descobre tudo e tenta matar e comer a princesa e as crianças bastardas.
No início do século 17, o italiano Giambattista Basile escreveu a Pentameron, com sua versão para A Bela Adormecida, intitulada O Sol, a Lua e a Tália. A princesa chamava-se Tália, e seus filhos Sol e Lua. Ela dorme após espetar o dedo, e é acordada quando o filho suga a farpa. A versão se assemelha à da tradição oral, com a diferença de que é a esposa do príncipe que manda matar a princesa.
Já no fim do século 17, em Contos da Mamãe Gansa, Perrault publica A Bela Adormecida no Bosque, em que um príncipe, belo e solteiro, desperta a princesa. A versão popular hoje é dos irmãos Grimm, do século 19. A princesa pica o dedo no fuso, dorme cem anos e acorda com um beijo do príncipe encantado.
O filme da Disney foi lançado em 1959 e é baseado na versão de Perrault. A maior parte da trilha sonora do filme são adaptações das canções do balé de Tchaikovsky.

Abaixo segue a versão do italiano Giambattista Basile:
"Uma farpa de linho entra sob a unha da princesa Tália e ela imediatamente cai morta. O rei coloca sua filha em uma cadeira de veludo do palácio, tranca e parte para sempre, pra apagar a lembrança de sua dor. Algum tempo depois, um príncipe que estava por ali caçando, encontra Tália. Ele apaixona-se por sua beleza mas como não consegue acordá-la, a estupra e vai embora. Nove meses depois Tália dá a luz a gêmeos, Sol e Lua, mas continua adormecida. Um dia um dos bebês não encontra seu seio para mamar e coloca a boca no dedo da mãe e suga. Suga com tanta força, que extrai a farpa e faz despertar.Um dia o príncipe lembra de “sua aventura” com Tália e resolve ir visitá-la. A esposa do rei descobre o caso e manda cozinhar as duas crianças e serví-las para o rei. Mas o cozinheiro prepara cabritos no lugar. Depois a rainha manda buscar Tália para lançá-la ao fogo, mas o príncipe chega e lança a própria esposa no lugar de Tália. Ele casa-se com Tália e vive com ela e seus filhos..."
Bem diferente da versão que conhecemos, não é mesmo?
Fiquei  chocada também com a versão de "CHAPEUZINHO VERMELHO"
"Espia" só:



Na história original o lenhador não existe, na verdade a Chapeuzinho e sua vovó são devoradas e pronto, parou por ai, nada de final feliz. Em outra versão ainda mais antiga, a Chapeuzinho faz um strip tease pro Lobo (que às vezes era representado por um lobisomem ou um ogro) para assim poder fugir enquanto ele esta “distraído”. Existe ainda uma versão mais bizarra da história, onde o Lobo estripa a Vovó e obriga a Chapeuzinho a jantá-la com ele. A Chapeuzinho, que não é besta, diz que precisa ir ao banheiro (que naquela época ficava do lado de fora das casas) e fugia.Tambem existe a versão em que o lobo come a vovózinha, espera a netinha e pede que ela se deite com ele, ela vai tirando a roupa e jogando na lareira, tipo seduzida pelo lobo , ele a pega a força , abusa da menina, mata e depois come.
 :/..
SINISTRO!!!
Estas histórias eram contadas oralmente para as crianças, era a forma de dar um alerta dos perigos que poderiam rodeá-las, neste caso, para não caírem em nenhuma armadilha maldosa de algum desconhecido.
TATOOS LITERÁRIAS (pensando em fazer)
Bom, eu não tenho nenhuma tatuagem, mas não tem nada a ver com preconceito, é pelo simples fato de não ter  encontrado um desenho bacana ou um significado legal para tatuar na pele, fazer por fazer já não é da minha personalidade, tem que ter SIGNIFICADO. Como estou com vontade de fazer , fui  procurar algo que tem a ver comigo, não decidi o deseho ainda nem o lugar, estou pesquisando, mas gostei de algumas, olhem só :


Legal neh, bem diferente eu achei... o que acharam...alguém tem alguma tatoo literária aí...comente aqui com a gente...quando eu decidi o que fazer e onde, postarei aqui ok.
Linda semana a todos!!!
Beijos Literários!
:)

1 comentários:

  1. Muito bom o conselho do Dr Dráuzio, hoje quando ia começar a fazer birra, encontrei seu post e passei a refletir, a gente quando contrariado passa a agir de forma boba, é muito mais simples e inteligente, tocar para frente, dar risadas. Interessante a origem dos contos de fadas, a ideia era ensinar e preparar para vida e não apenas divertir, acho que também nos leva a refletir...

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra