O MENINO DO PIJAMA LISTRADO: Dica literária da semana!

Olá como estão todos? Congelando já? Rsrsr. Bom, aqui está bem frio 9º está sendo a média nesta semana, mas eu estou adorando, e como a Priscila aqui do Docecabanna sempre diz: No inverno ficamos bem mais elegantes.Concordo.Sem mais delongas...Segue a resenha....


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO  (John Boyne)




O livro é pequeno, possui 186 páginas e a leitura é de fácil compreensão.
A história acontece em Berlim.
Personagem principal se chama Bruno e tem 9 anos, até aí tudo bem, uma criança saudável e  inocente que é incapaz de perceber que está em um contexto bem crítico da Alemanha Nazista, ele é filho de um membro do exército de Hitler (oficial alemão nazista de alta hierarquia), mas como é uma criança, não tem idéia do que isso significa.
Tudo começa quando Bruno se muda para uma casa maior em Berlim e inicia uma “exploração” nas redondezas do bairro e se depara com um grande cercado, e pessoas trabalhando enclausuradas dentro. A partir daí a curiosidade toma conta do garoto, e ele inicia seus questionamentos inicialmente com seu pai, que tenta enganar o menino dizendo que são apenas trabalhadores.
Então Bruno volta ao lugar que lhe chamou a atenção e vê um vulto, que na verdade é um menino (Shmuel) do outro lado da cerca  e resolve fazer amizade.A amizade a cada dia se fortalece apesar de descobrirem inúmeras diferenças: seus nomes, a aparência, as roupas (pijama listrado) e os símbolos nas roupas (apenas suas idades eram iguais).


O desenrolar da tragédia protagonizada pelos nazistas na Alemanha ganha uma carga dramática ainda mais intensa ao ser narrada do ângulo de uma criança de nove anos, porém este olhar puro sempre busca uma justificativa para os atos bárbaros que ocorrem no campo, o que, infelizmente, atenua a crueldade dos seguidores de Hitler e suas conseqüências.
Enquanto Bruno cresce saudável e inexplicavelmente alheio à realidade que o cerca, Shmuel perde cada vez mais peso e sua face ganha gradualmente uma coloração acinzentada. O livro chegou a inspirar uma versão cinematográfica, dirigida por Mark Herman.  E o final é, sem dúvida, surpreendente.

O que eu achei:

A leitura é fácil, o livro é curtinho e adorei a capa.Fiquei presa na história e queria ler tudo de uma vez só, na verdade li em dois dias, mas dá para ler em um dia com certeza.
Fiquei perplexa com o final, [nossa é indescritível...], mas hoje não vou dizer muita coisa, pois posso prejudicar sua leitura. O que posso dizer é: Leiam, leiam e leiam...
Minha Nota: 10.

Fico por aqui, beijos literários bem calorosos!!!
Até a próxima.

5 comentários:

  1. Já ouvi alguns comentários sobre o livro e já estou com ele na lista das leituras.
    Esse tema nos envolve e nos faz sentir muitas coisas boas e ruins....

    Obrigado pela dica!

    beijcas

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi alguns comentários sobre o livro e já estou com ele na lista das leituras.
    Esse tema nos envolve e nos faz sentir muitas coisas boas e ruins....

    Obrigado pela dica!

    beijcas

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi varios comentarios sobre esse livro e sempre bons... agora vc comentando tambem agora quero ler....bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro realmente é muito bom mesmo, supriu todas minas expectativas. Quando assisti ao filme me emocionei mais ainda.

    Beijo,
    tammycezaretti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. LIVRO LINDO!! ASSISTI O FILME, MAS PREFIRO O LIVRO..SEMPRE

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra