O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde). Dicas literárias por Carol Acarine

Olá amores como estão..espero que bem hein, mais uma semana começando e força na peruca!! Que seja abençoada para todos nós! Amém.
Mais uma resenha que sai provida desta minha inquietude de ler...Nossa, gosto demais!
NÃO ME XINGUEM HEHE , TROUXE UM CLÁSSICO HOJE...HÁ QUEM GOSTE.. NÃO É MEU FORTE, MAS É QUE FOI UM LIVRO TÃO TÃO TÃO POLEMICO QUE NÃO RESISTI.
Vamos lá!!! Respira gente....

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)



Autor: Wilde, Oscar
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Número de Paginas : 264

Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, “O retrato de Dorian Gray” foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía “uma certa tendência” — no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor.
Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro (muito debatido), e por questões que vão muito além do moralismo do fim do período vitoriano na Inglaterra, definida por um dos personagens do livro como “a terra natal da hipocrisia”. Seu tema central — um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo (Doutrina caracterizada pela busca excessiva pelo prazer como propósito mais significante da vida moral; busca incessante pelo prazer como bem supremo) mais extremado — tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.
O retrato de Dorian Gray é um Clássico da literatura e através dele vemos como a natureza humana pode ser vil, egoísta e superficial. A história em si não é fantástica, mas a escrita é totalmente filosófica e faz o leitor pensar o tempo inteiro. É o tipo de livro que você precisa ler cada parágrafo com atenção e analisar o conteúdo, para não perder o foco no enredo. Muitas vezes me perdi, ao tentar encontrar sentindo na narrativa, e tive que voltar a leitura após tentar uma rápida reflexão sobre o que foi dito(na verdade o tempo todo rsrsr).
Dorian Gray é um belíssimo rapaz que se deixa ser retratado (pintura) por Basil. O pintor se se sente atraído pela beleza exótica do belo rapaz e acaba fazendo desta beleza a inspiraçao para muitos outros quadros posteriores. A sua “veneração” pelo jovem foi  tamanha, que o fez criar a obra de arte com a mais divina perfeição, deixando o intrigante Lord Henry curioso sobre o modelo de Basil. A explicação dele para com o amigo foi confusa, mas deixou clara que os sentimentos que nutria eram muito mais profundos e isso o inspirava a pintar com uma paixão arrebatadora.
Através de Basil Dorian é apresentado lord Henry, que com sua perspicácia logo adquire um interesse pelo jovem e sua beleza. Contudo a sua natureza destrutiva e a capacidade de convencimento através de uma oratória impecável, acabou corrompendo a natureza ingênua, quase infantil, de Dorian. O jovem passa a ver o lado prático da vida e deseja que a sua beleza dure para sempre. Enquanto o amigo pintor finaliza o quadro, ele coloca todo o fervor o desejo de nunca envelhecer, ficar feio, desgastado, fraco e perder toda a suavidade e beleza que lhe conferem notoriedade.
Lorde Henry, como velha raposa, torna-se um grande amigo de Dorian e com a convivência e suas ideias arbitrárias, a cerca de tudo, acaba fascinando e conduzindo o rapaz de mente fraca a um caminho sem volta. A sua noção sobre moralidade, amor e vida vão se deturpando pouco a pouco, mas para Dorian e sua alma frágil ainda há esperança, pois a capacidade de amar e enxergar o belo ainda o torna um ser humano sensível e com coração bom, apesar de toda a sua futilidade e superficialidade.


Quando Dorian conhece Sibyl Vane, uma atriz de terceira que interpreta algumas personagens famosas como Julieta e Rosalinda, em um teatro de subúrbio, ele se apaixona por sua arte. O encantamento é tão intenso, que por noites e noites Dorian prestigia as apresentações, achando-se o homem mais apaixonado do mundo. Ele se declara para a menina Sibyl e o seu amor é correspondido e nesse momento, completamente perdido nos encantos do que crê ser o seu primeiro amor, fica noivo da jovem. Dorian é muito suscetível aos conselhos dos amigos e necessita da aprovação da sua jovem atriz. Contudo no dia em que vão presenciar a mais uma apresentação, a jovem está tão cega de amor que não vê mais sentido em sua própria arte, resultando em um péssimo desempenho, que arranca vaias da plateia e faz com que os amigos de Dorian partam do teatro decepcionados. O jovem que primeiramente se encantou com a arte e a representação de Sibyl, muito mais do que com a pessoa real, acaba se decepcionando ao extremo e a humilha de forma cruel, desrespeitosa e a abandona como se nunca houvesse sentido nada por ela.
A derrocada de Dorian para o um caminho sem volta começa no momento em que, mais uma vez, se deixa levar pelos argumentos absurdos e arbitrários de Lord Henry e desprovido de qualquer sentimento de remorso ou tristeza, trata o assunto da morte de Sibyl como se fosse mais uma encenação teatral. A partir desse ponto, ele que já havia percebido uma sutil mudança no retrato pintado por Basil, percebe que o quadro começa assumir expressão cruel, representando o momento atual em que vive.
Dorian, que outrora foi um rapaz encantador, meigo e muito influenciável, nesse ponto assumeo seu verdadeiro eu, egoísta, superficial, narcisista e cruel. Para ele a coisa importante a partir daquele ponto é que mesmo cometendo todos os pecados, sua aparência continuaria sendo a do rapaz belo e imaculado, enquanto o quadro pintado assumiria toda a podridão de sua alma. Ele se torna ainda mais cruel após ler um livro enviado por Lord Henry e o mundo passa a ser um parque de diversões. Nada importa, já que sua beleza continuará imutável e o seu segredo eternamente guardado com o quadro.
A protagonista mostrou desde o início superficialidade e ingenuidade, mas seu caráter foi se transformando no decorrer da história, até um pouco impossível de voltar. Acredito que por mais influenciável seja uma pessoa, seu caráter não se altera, totalmente, apenas com a má influência. Para isso deve haver a essência ruim em seu coração. Você realmente conhece uma pessoa quando lhe confere poder e benefícios. Essa pessoa mostrará exatamente o que é nesse momento. Acho que foi isso que aconteceu com Dorian, apesar de sua natureza aparentar inicialmente ingenuidade e encanto, já havia algo de podre na sua superficialidade. Beleza e juventude, algo que ele era extremamente valorizado, acabaram fazendo com que perdesse os valores corretos e os bons sentimentos, desfrutando apenas do exterior, do belo e agradável. Dorian Gray se tornou uma pessoa não grata aos meus olhos no momento que demonstrou falta de remorso com a morte de Sibyl. Ali eu nutri um ódio profundo por ele.
Só uma curiosidade: apesar de ter alguns títulos publicados, O retrato de Dorian Gray foi mais famoso publicado por Oscar Wilde, que passou dois anos encarcerado, Wilde morreu em Paris em 1900 na miséria.


O que eu achei:
Gentemmmm, é uma leitura extremamente difícil, e tem que ficar dando pausas e voltando, para realmente compreender algumas partes.O livro não é longo, mas MUITO complexo, cheio de filosofias  e a história não é das melhores, mas os acontecimentos é que vão te prendendo a atenção até o final, pois eu queria saber que fim se deu a este Narcisista neh!
É claro , tirei minhas conclusões sobre o "pobre" jovem Dorian Gray, quantas pessoas voce conhece que dão extremo valor a beleza, e as coisas superficiais da vida nehm.Confesso que ali eu pude identificar algumas rsrs, por exemplo, no cenário atual : os políticos que temos aqui no Brasil, onde o $$ e a aparencia valem mais do que qualquer outra coisa e pouco se preocupam com sentimento do povo. Porque eles tem que ter mais regalias do que nós...Talvez porque são os "representantes" da Nação, mas na verdade eles não nos representam, só vivem de corrupção e pensam em seus interesses banais, assim como Doryan no livro que no caso ao passar do tempo foi perdendo toda a sua inocencia e amor.
Nehm gentem quem concorda, discorda, curte ou nao, deixe sua opniao aqui também!!!

Minha nota: 8
Link para "degustar" agumas partes do livro: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/85056.pdf

Beijos Literários e até a próxima.

2 comentários:

  1. Uau...sendo um clássico, é obrigatório eu ler rsrsr.Adorei

    ResponderExcluir
  2. Não tem resenha essa semana?? Procurei, esta foi a última...
    Mas seu blog é lindo.

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra