A FEIRA DE FEIRA !!!!CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS DO NORDESTE E TUDO QUE ELE TEM!!

MENINAS,

Como disse no post anterior, hoje foi dia de feira... Ah, e como ela é diferente de Minas, São Paulo. Hoje resolvi postas as diversidades, típicas do nordeste. Com isso,contamos com a simpatia de um povo simples e cheio de orgulho de serem assim.
Não pude me divertir mais: seria impossível. Logo no início da feira, encontrando uma variedade típica baiana, pedimos licença para fotografar: Nossa.... A senhora ficou toda orgulhosa de seus produtos. E a bainana da barraca ao lado já foi dizendo...." Ô maínha...fotografa meus abacaxis tb?"
Como disse, nasci e vivi em São Paulo
Em alguns momentos fiquei emocionada. Como podia aquela senhora ser tão doce, tendo uma vida tão difícil?

Então, vamos à feira:


Famoso na região, o umbu é uma fruta típica e de sabor inigualável. Fruta cítrica que provove sucos divinos....



nesta imagem, a siriguela. ESta fruta encontramos em várias partes do país. Aqui,l encontramos em abundãncia.


Na imagem, a siriguela e o umbu.



Aqui, temos a carambola, também se encontra facilmente. Mas ameeeeeei a imagem que conseguimos captar.


este aqui, chamam de coquinho. típico da região. Quando voce o prova, a sensação é de estar comendo um doce de côco, não o côco em si, puro e simplesmente. É tãããão maravilhoso. Acredito que este, só vindo a bahia mesmo, hahahahah




ESta é a maravilhosa e absoluta, GRAVIOLA! Meninas, sou doidinha nessa fruta. A sua polpa geladinha, é o nectar dos deuses...Como é boa!



Bom, aqui entra as especiarias baianas. O povo baiano é dooidinho por tempero. Quentro é em tudo!!!! O corante é uma marca das comidas baianas. Encontramos também uma grande vqariedade de pimentas, eespeciarias.



Este é conhecido de guerra,o AIPIM. Gente, aqui em cada esquina voce encontra e o que o povo nordestino consegue fazer com ele, é impressionante! Se aproveita tudo, mas TU-DO mesmo!!!




Alguns derivados da mandioca: o pó fino é a goma da mandioca, que se faz o famoso biju. O biju pode ser doce ou salgado, e eu, Paulista digo: QUEM PROVA VICIA,HAHAHAHA....O farelo se faz bolos e tortas, entre outras zilhões de coisas. SE faz este biju seco e grosso, como esta nos saquinhos a venda, que costuma-se comer com manteiga. Com a folha demandioca se faz pratos como a manissoba, prato feito com ela e mais carne seca, de porco, linguiça caçabresa...Era tb comiga de escravos. Hoje, é um dos pratos da culinária baiana mais apreciados. E EU APROVO!!! BOM DEMAAAAAAAAAAAAAIS!


Temos aqui o maxixe, para quem não conhece. Muito usado em carnes de panela, refogadas. também é bastante feito com camarão defumado.


Aqui temos o tamarindo que se encontra em abundância por aqui tb. O suco é uma delícia. Fruta bastante azeda, para quem não conhece.



Aqui, são duas espécies de coquinhos diferentes. Se como o recheio do mesmo. Muito bom.




Como não podia ficar sem, o CÔCO VERDE. Em cada esquina da bahia que se vá, nao pode faltar um carrinho para vender água de côco. Na feira é que não poderia faltar


E os mineiros que me desculpem (calma amores, sou filha de mineiros E NASCIDA EM SAMPA, hahahah), mas o queijinho QUALHO É DO NORDESTE.HAHAHAHA. Gente, e eles o fazem tb com especiarias: Com ervas, com pimenta, com especiarias ou apenas o qualho...É UMA DELICIAAAAAAAAAA!


Esta é a beba, uma frutinha típica nordestina, e tb muito encontrada no cerrado.



E estes são uns amendoins que eu encontrei na Bahia inteira...Eles cozinham o amendoim com casca e tudo, na água, limão e sal. Qdo voce abre, eue émacio e temperado na medida certa. Maravilhoso, muito bom mesmo!!!



Esta foto, quis questão de mostrar a voces:Olha o preço aqui do melão: 0,50 centavos!!!! Beeeeeeeeem diferente de outras regiões do brasil!!!!





E esta senhora é a que falei no início deste post, que pediu para que fotografasse seus abacaxis. É tb dona desta barraca de legumes, e de uma simpatia sem igual. Seu nome? Dona Arlinda, e trabalha na feira desde menina!!!!


Deixo aqui, uma última imagem: a de um pedaço desta feira. POis nem o mercadão central de São Paulo atinge metade da dimensão desta feira! É a maior que já vi em toda minha vida!!!!


E garanto a voces, se vierem a Bahia, poderão ver toda diversidade que o estado proporciona. Tudo isso regado a simpatia e um grande prazer em servir! Entenderá por que aqui se diz: SORRIA, VOCE ESTA NA BAHIA!!!!!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
UM ÓTIMO INICIO DE SEMANA A TODOS...

10 comentários:

  1. Faz mto tempo q não vou ao Nordeste! deu vontade agora! bjo

    ResponderExcluir
  2. suahsuhasas
    eu vi as imagens e logo me lembrei da minha irmã, somos do ES mais minha irma mora na bahia, pois ela trabalha na suzano, ai logo que ela foi pra bahia ficou em Texas, ahhaa como é conhecido teixeira de freitas, srsrs
    E na época de são joão, de 2009, fomos lá fazer uma visitinha, meu Deus me apaixonei pelo amendoin com casca, bem típico mesmo da Bahia e sensação de são joão, só que depois de 2 dias fiquei desesperada, pq em todo lugar só dava o amendoín!! \o/ era amendoin de entrada, tira gosto, acompanhando a cerveja, eu achei que nunca mais fosse ver comida, arroz, feijão e tal, kkkk
    hj é motivo de piada, sempre que vejo meu ex cunhado, ele me fala que vai mandar um kilo de amendoin. É otimo esse amendoin cozinho mesmo, mais eu fiquei pirada com tanto que comi, kkkk
    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal saber!
    Eu sou doida para ir.... mas sempre acontece alguma coisa =/
    ameiiii o post!

    Beijoooo
    Monique
    @mcreiii

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. qque mara tanta coisaq eu nem conhecia bjusssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Conheça o meu serviço de divulgação:
    http://procureaquiacheaqui.blogspot.com/p/servico-de-divulgacao.html
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que sinto falta de ter uma feira dessas grande perto. Aqui no sul fica a desejar, fiquei com água na boca.

    Bjks... Bina

    http://bybina.blogspot.com
    http://acheiisso.blogspot.com
    http://euemcontagotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que delíciaaaaaa....
    Adoro ir a feira...
    Lembra minha vózinhaa...faz tempo que não fazemos esse tipo de programa..
    Mas gosto muitooo..
    Xerin

    ResponderExcluir
  8. essa frutinha "beba" parece acerola! ela tem outro nome?

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra