CUIDADOS QUE VC DEVE TOMAR COM A PELE NO VERÃO!


Um passo-a-passo para você brilhar ainda mais! Sol quente, praia, mar, piscina. É tempo de saudar a natureza e o bom da vida.Nada como aproveitar as delícias desta estação. Mas, não descuide da atenção especial que você deve dar a todo o corpo, para que sua pele não sinta as conseqüências depois.


A seguir você verá dicas da dermatologista Ana Lúcia Recio. Cuide da pele e boas férias!
No rosto, filtro solar sempre

• Lave o rosto pela manhã e aplique filtro solar para passar o dia (ele deve ter no mínimo FPS 15). À noite, lave o rosto novamente e use um hidratante, que pode conter vitamina C, DMAE, aloe vera e ácido hialurônico.

• Na praia, use um filtro solar mais forte. Como regra geral, peles claras pedem FPS 30 e peles morenas FPS 20.

• Sempre é bom repetir: não se exponha ao sol nos horários críticos, entre 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa e pode causar queimaduras.

• Mas não dispense o filtro nos outros horários, na praia ou na rua, pois mesmo os raios UVA, que incidem o dia inteiro, podem prejudicar a pele e acelerar o processo de envelhecimento.

• A ordem é se proteger mesmo, portanto recorra também a chapéus, bonés e óculos de sol. Olhos desprotegidos podem desenvolver catarata no futuro.

• Ao escolher os produtos para passar na pele, leve em conta que eles devem respeitar as características da pele. Se a sua é oleosa, opte por emulsão oil free, gel ou gel creme. As peles secas preferem os cremes. E as mistas, emulsões.

• No dia-a-dia, aproveite para usar um filtro solar com um pouco de cor, para dar à pele um aspecto bronzeado. Este é um recurso muito bem-vindo, pois como o rosto é sempre o mais protegido, ele acaba ficando de um tom mais claro que o corpo.

• Homens, jamais se esqueçam: a obrigatoriedade do uso do filtro solar diariamente vale para vocês! E não apenas na praia, na piscina e nos esportes. É para o dia-a-dia no escritório também!

Mantenha o corpo protegido e hidratado

• Na praia, evite o sol nos horários de pico e aplique protetor solar com FPS 15. As mais morenas podem usar o fator 10. As mais claras, 20 ou 30. O filtro precisa ser reaplicado após cada mergulho ou se houver excesso de transpiração. Não esqueça as orelhas, o pescoço, os pés e o dorso das mãos. Nas áreas de pele mais oleosa, como as costas, evite filtros muito cremosos, que obstruem os poros e podem causar acne.

• Tome muita água - é saudável para todo o organismo. No verão, o calor favorece a perda de água por transpiração e seu corpo pode "suar" até dois litros por dia.

• Fuja dos banhos quentes: o morno é mais saudável, pois resseca menos a pele. Use o sabonete somente nas axilas, nos genitais, nas costas e nos pés.

• Aplique um hidratante leve após a praia, pois a pele se torna mais seca pela ação solar.

• Consuma alimentos ricos em beta caroteno (os alaranjados, como mamão, damasco e cenoura), que podem ajudar no bronzeamento.

• Evite desodorantes com alto poder antiperspirante, pois isso pode causar a obstrução das glândulas de suor e conseqüente inflamação e infecção (processo chamado de hidradenite).

Uma dica para as morenas ( como eu, rs)

Você provavelmente costuma tomar menos cuidados com a pele do que as clarinhas. Mas, saiba de uma coisa: a pele morena mancha mais facilmente, em decorrência de pequenos traumas, como picadas, machucados, cortes. Procure evitá-los. Se for picada, tente não coçar para não infeccionar, o que geralmente causa a mancha. Se isso acontecer, use nos locais um filtro solar mais forte (FPS 50 ou 60).


Não esqueça os pés e as mãos

• Os pés tendem a ficar mais ressecados no verão pelo uso de sapatos abertos, chinelos e sandálias. Passe uma lixa logo após o banho para remover o excesso de pele e, em seguida, um hidratante, que pode ser um pouco mais grosso do que o usado no corpo. Os que contêm uréia e ácido lático são mais eficientes.

• As mãos devem ser protegidas diariamente (principalmente o dorso) com um filtro solar de, no mínimo, FPS 15. O mais importante no verão não é o ressecamento (este é típico do inverno), e sim a freqüente exposição do dorso das mãos à radiação solar - no carro, na praia, na rua. Ao lavá-las, reaplique o protetor. Isso ajuda a retardar o aparecimento de sardas, que se intensificam com o tempo. Com o passar dos anos as mãos tornam-se manchadas pelo sol da vida inteira.
 
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/
 
ADOREEEEEEEEEEEI AS DICAS.. Tinha que compartilhar. E voces, o que acharam?
 
Beijoka

7 comentários:

  1. Otimas dicas, amo calor!Só que antes não estava nem ai pra minha pele, mas realmente se não souber se cuidar no verão é um perigo!

    Bjo0

    Luh

    ResponderExcluir
  2. Filtro solar e mta água... preciso andar com isso apitando no meu celular de minuto em minuto pq tenho o péssimo hábito d ñ gostar dos dois!

    Masss, a gente tem q se cuidar né?

    Ótimas dicas. Amei!

    bjinhos

    gabirosaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas amiga, moro na cidade do sol, muito calor e sol o ano inteiro. bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas amiga, moro na cidade do sol, muito calor e sol o ano inteiro. bjs

    ResponderExcluir
  5. É isso aí! Sempre é bom lembrar. Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! Estou com 3 sorteios em meu blog, participe!!

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/super-sorteio-de-ano-novo-rosa-luna.html

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-ano-novo-deva-bombom.html

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-niver-velho-e-de-ano-novo.html

    Te espero lá!
    Bjaum!
    Aline/Rapunzel :)

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Estou com 3 sorteios em meu blog, participe!!

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/super-sorteio-de-ano-novo-rosa-luna.html

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-ano-novo-deva-bombom.html

    http://bomboneca.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-niver-velho-e-de-ano-novo.html

    Te espero lá!
    Bjaum!
    Aline/Rapunzel :)

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra