ÁGUA DE COCO, TUDO DE BOM....



Com sabor único, e rica em nutrientes, essa bebida hidrata o corpo e garante boa saúde. E o melhor: com baixas calorias, não compromete suas medidas!
Nos últimos tempos, a água-de-coco se tornou uma preferência nacional. Tanto é que foi-se a época em que só era prestigiada nas praias e durante o verão. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.
E não é para menos. Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C (veja tabela na página seguinte). Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.
Por não conter conservantes nem outras substâncias artificiais, pelo menos na versão natural, tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um, com raras exceções. "Hipertensos e diabéticos devem ir com calma, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco, por causa do sal", alerta a dra. Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba (SP).


CURIOSIDADES

A água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica. UHUUUUUUUUUUUUUUU
É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes.
Foi usada durante a II Guerra Mundial como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência.
Considerada sagrada na ilha de Timor, no Pacífico Sul, e usada para abençoar as plantações.

DE OLHO NAS CALORIAS

Embora a bebida seja nutritiva, não dá para substituíla pela água. Afinal, o líquido possui valor calórico (mesmo baixo) - tem cerca de 20 calorias por 100 ml. Mais: as calorias mudam de acordo com a época de maturação da fruta - quanto mais madura, mais calórica.

BENEFÍCIOS DE SOBRA

Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico (tem quantidades de água e sódio parecidas), o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde. Por exemplo, ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo. Ainda é considerado um eficiente diurético por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio, como fazem os medicamentos artificiais. "Também é recomendado para pacientes com diarréia, desidratação e que sentem enjôos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água", afirma Graziela Souza. Quer mais? Combate prisão de ventre, dor de cabeça e malestar, ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e serve como calmante.

6 LIÇÕES PARA COMPRAR ÁGUA-DE-COCO VERDE

1 Escolha os cocos mais verdes, porque neles a polpa ainda está pouco desenvolvida e há muito mais água no seu interior. Conforme a fruta amadurece, a parte carnosa se torna mais grossa e a água diminui, embora fique mais adocicada.
2 Se a casca estiver com trincas, rachaduras ou manchas, não compre. Isso significa que o fruto foi machucado e pode estar sofrendo a ação de algumas enzimas que alteram o sabor do líquido, deixando-o mais ácido.
3 Se a casca está com algumas manchas marrons, é certo que a água é saborosa e a polpa consistente e gostosa. Caso tenha o aspecto muito marrom, é provável que o coco esteja passado e com pouca água.
4 O melhor coco para o consumo de água é aquele que tem casca fibrosa (com mais fios vegetais aparentes), com um tom esverdeado. Os bem amarelados produzem água mais adocicada.
5 Beba a água assim que o coco for aberto. Quando exposta ao ar, ela começa logo a fermentar por ter muita acidez.
6 Depois de colhido, o coco verde dura no máximo 15 dias na geladeira. Para conservá-lo, não retire a água, a não ser que vá consumi-la imediatamente.

NATURAL X INDUSTRIALIZADA

Agora que você conhece profundamente esse líquido poderoso, deve estar se perguntando se vale a pena apelar para a versão em garrafas ou caixinhas. Então vamos lá. "É bom esclarecer que todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes", aponta Jocelem Salgado. "Contudo, como na água-de-coco os principais são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é engarrafada, uma vez que esses minerais não se perdem facilmente", conclui a nutricionista.
O importante é ficar atenta ao uso de conservante, que deve ser evitado porque causa danos ao organismo. Para conferir basta ler os rótulos - nas versões 'caixinha' e 'garrafinha' a empresa envasadora deve apresentar na embalagem se esse item foi acrescentado ou não.

POR DENTRO DA ÁGUA-DE-COCO

Veja as informações nutricionais da bebida natural, por 100 ml...

COMPONENTES QUANTIDADES
Calorias 19 cal.
Carboidratos 3,72 g
Gorduras totais 0,2 g
Proteínas 0,72 g
Fibras 0 g
Vitamina C 2,4 mg
Sódio 105 mg
Potássio 250 mg
Magnésio 25 m
Cálcio 17,5 mg
* Valores aproximados (podem variar de acordo com o estado de maturação da fruta)

FONTE: DRA. JOCELEM MASTRODI SALGADO (SP)

13 comentários:

  1. Oiiii gata!

    Passando para retribuir a visita! e já cheguei gostando....adorei o seu blog é lindo! Muito bom esse post, adoro água de coco!


    bjs

    Já estou seguindo!


    ladieschic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiê...

    Menina amo água de coco e adorei o post, mas o que gostei mesmo foi as dicas pra a gente comprar o coco. Verão total.

    beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Água de coco já é uma delicia e depois de ver todos os beneficios que ela nos tras, bora lá no mercado comprar bastante.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, até fiquei sem graça com seu cometário... rs... eu sei que sou meio ausente em comentários, mas procuro sempre estar nos blogs que gosto e que gostam do calcinha, desculpe não comentar muito. Em relação á agua de coco, vou confessar que não gosto, não consigo tomar. Uma vez, ate tentei posar de gatinha em porto seguro... mas na primeira chupada no canudo, não rolou... hahahaha... Quanto a parceria, coloco os blogs que curto no final da página ejá coloquei o seu... e tmb estou te seguindo!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado que "a água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica."

    Sempre funciona! hahaha

    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Agua de coco, adoro tomo pelo menos toda semana pra hidratar minha pele dizem q é bom!!!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro água de coco! Com isso de vender em caixinhas no super, posso tomar o ano todo, já que aqui no Sul não é tão comum achar para vender. E na beira da praia daqui é mais caro que no Nordeste, no verão estava R$ 5 e me lembro que paguei R$2 em Recife (menos da metade!!).
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia lindinha!!!!
    Pois é, procurei, procurei e nada de encontrar o nominho Priscila por aqui!!! Dai, o jeito foi o Doce Cabana mesmo!!!! , mas obrigada, já arrumei lá!!
    Dependendo das fotinhos, sou euzinha mesma!!! Apesar de 'coroa' e aposentada (sou o registro + antigo daqui da city kkkk) ainda faço uns bicos nas passarelas da vida... Obrigada pelos elogios!!!!
    Uma ótima quinta pra ti, minha flor!!!
    bjkas
    Dri, do Tititi da DRi

    ResponderExcluir
  9. Se eu pudesse tomava água de coco todo diaaaa
    Amei o blog e estou seguindo!
    Se gostar do meu me segue tbbbbb!
    http://1001cosmeticos.blogspot.com
    @1001cosmeticos
    bjim

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri
    Muito bom seu assunto de hoje. Não tomo água de coco quase nunca, só quando vou à praia, assim mesmo de vez em quando. Aquelas de caixinha vendidas em supermercados são horríveis.
    Parabéns pelas informações.
    Bjos e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito de água de cocô.Mais sei que faz muito bem para a saúde!
    A faça uma blogueira feliz, clique abaixo:

    http://bit.ly/agSlmd

    Nosso blog possui um novo email de contato!

    coisinhasbyvivi@hotmail.com

    Equipe Coisinhas By Vivi agradece!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de fazer troca de plaquinhas com você!

    email: coisinhasbyvivi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ai que saudades de quando morava na praia.

    Bjs
    =]

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra