BIENAL DO LIVRO 2013, por CAROL ACARINE

É....Acabou L 
A BIENAL DO LIVRO, alguém foi? Nossa infelizmente não fui e agora só em 2015 hein minha gente.

Bom, vou fazer um “resumão” do que aconteceu lá, e pelo jeito foi muito bom.Eu sei que deveria ter colocado como dica literária, mas gentem, muita correria, me perdoem este mês está “trash”.

Local: Rio de Janeiro (que tudo hein?)  Rio Centro de 28/08 a 08/09 de 2013.

A Bienal do Livro é um programa cultural para toda a família! Durante os 11 dias do evento, os visitantes têm a oportunidade de se reunirem em sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus autores preferidos para discutir os mais variados assuntos.

Aqui você vai encontrar conhecimento, diversão e entretenimento para todas as idades. As novidades deste ano são: Planeta Ziraldo, #acampamento na Bienal e Placar Literário. As atrações como Café Literário, Encontro com Autores e Mulher e Ponto estão cheias de novidades, debates e lançamentos imperdíveis.

O país homenageado nesta Bienal 2013 é a Alemanha, berço de diversos filósofos renomados e autores modernos como Manfred Geier, Julia Friese, Wladmir Kaminer entre outros que confirmaram presença nesse intercâmbio cultural.
A Bienal deste ano no RJ foi focada nos infanto-juvenis, muita coisa nova , já que como havia dito no post passado, o jovens estão lendo muitoooooo, então vamos agradar o público nehm, e assim foi feito. Também teve as sessões infantis , na verdade pra todo gosto.

Destaques:

Café Literário : Em sintonia com o momento, o Café Literário da XVI Bienal do Livro Rio buscou apresentar e discutir o novo – partindo do princípio que o Brasil vive o despertar cívico, político e artístico de uma nova geração – ao mesmo tempo em que celebrou mestres como Rubem Braga, Paulo Leminski e Vinicius de Moraes. 
Planeta Ziraldo: A XVI Bienal do Livro Rio reservou também uma enorme área de 500 metros quadrados para uma nova atividade dedicada aos pequenos leitores, por meio da qual prestou  homenagem lúdica ao Ziraldo, autor que, presente a cada edição, se tornou parte indissociável do evento. No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharam vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Mulher e ponto: O Mulher & Ponto teve à frente, pela primeira vez, a jornalista especializada em arte e cultura Bianca Ramoneda, que levo novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições da Bienal. Entre discussões sobre a nova literatura erótica (proibido para menores), qualidade de vida e a arte de envelhecer, entre outros, Bianca colocou em pauta temas como as vozes femininas na literatura africana e promoveu uma leitura afetiva da obra de Lygia Fagundes Telles – autora que completou 90 anos em 2013.
Encontro com autores e Conexão Jovens:
Recorde de autores
Com o número recorde de 25 nomes internacionais compondo a programação oficial (foram 21 em 2011 e 18 em 2009). A Bienal promoveu nesta edição encontros com ficcionistas premiados, autores de obras que circulam entre as listas de mais vendidos.
Entre eles: Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos no mundo – são quase 100 milhões de exemplares de romances como “Diário de uma paixão” e “Querido John” (logo teremos uma resenha deles).
James C. Hunter (EUA), de “O monge e o executivo” (Sextante), que já vendeu três milhões de cópias apenas no Brasil.

Acampamento na Bienal:
Aqui, o território é exclusivo para o adolescente – aquele com fôlego para atravessar milhares de páginas de histórias complexas envolvendo mundos fantásticos, árvores genealógicas intrincadas e superpoderes. Para esse público, que aumentou em participação na XVI Bienal do Livro Rio, foi criado o #acampamento na bienal, onde, sob o comando do historiador e doutor em educação João Alegria (que esteve à frente da Floresta de Livros, em 2009, e da Maré de Livros, em 2011), o visitante teve a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados.
Os temas foram pautados pela  tecnologia e a cultura de convergência (o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro), mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia de todos. 

Algumas imagens para vocês e se preparem para 2015 que tem Bienal no Rio novamente.



Nicolas Sparks em tarde de autógrafos.



Ziraldo no bate-papo.


Talita Rebouças


Lotadoooooo.


Olha nosso querido Maurício de Souza. J


Então gente teve isso muito mais...Eu vou me programar pra ir à próxima e vocês?

Beijos Literários e até a próxima!!



0 comentários:

Postar um comentário

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra