HOMENAGEM A MARLYN MOROE


No ano em que a atriz americana Marilyn Monroe completa o cinquentenário de sua morte, a Cinemateca Brasileira apresenta a exposição "Quero Ser Marilyn Monroe", que reúne fotografias e uma mostra com seus principais filmes.Uma exposição imperdível!

Depois de passar pela Europa, Estados Unidos e Canadá, a exposição chega ao país pela primeira vez com 125 obras de nomes consagrados como o artista Andy Warhol e os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Richard Avedon. A idéia é que mais documentos de sua vida fizessem parte desta exposição.
Dentre as peças exibidas, estão fotos clássicas como a releitura em pop art de Warhol, a Red Velvet Pose, de Tom Kelley para a revista “Playboy”, a foto entre lençóis de “One Night With Marilyn” e a cena do vestido esvoaçante no metrô em “Seven Year Itch”.

Mais do que uma atriz, Marylin Monroe tornou-se símbolo de sensualidade e beleza, e teve uma vida marcada por sucessos, mas também pela tragédia.

 Para que conheça um pouco mais deste ícone do século XX, um resumo de sua vida:
O nome de batismo de Marilyn Monroe era Norma Jeane Mortensen. Ela nasceu no County Hospital em Los Angeles. Ela não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada.  A certidão de nascimento diz que Martin Edward Mortensen, marido de Gladys, é que é o pai biológico de Marilyn, mas ele somente a registrou, já que ele conheceu a mãe de Marilyn grávida. Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de parentes e orfanatos até que, em 1937, mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Em 1942, o marido de Grace foi transferido a trabalho para a costa leste e o casal não tinha condições financeiras para levar Norma Jeane, na época com dezesseis anos. Norma Jeane tinha duas opções: Voltar para o orfanato ou se casar com seu namorado.

No dia 19 de julho de 1942 casou com Jimmy Dougherty, de 21 anos, com quem namorava há seis meses. Norma Jeane e Jimmy divorciaram-se em junho de 1946, pois ele não aceitava que ela se tornasse uma atriz. Norma assinou seu divórcio antes mesmo de assinar seu primeiro contrato na vida, dessa vez foi contratada oficialmente pela Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946, com um salário de 125 dólares por semana. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e mudou seu nome artisticamente para Marilyn Monroe, Monroe era o sobrenome da sua avó materna e Marilyn o nome mais chique da época.

Começou com pequenas aparições em "O Segredo das Jóias" (1950) e "A Malvada" (1950), e despontou com "Só a Mulher Peca" (1952) e "Torrentes de Paixão" (1953). Depois, virou mito. Sua exuberância pode ser conferida em "Os Homens Preferem as Louras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959).

Divorciada de James Dougherty, casou-se com o ex-jogador de beisebol Joe Di Maggio e com o dramaturgo Arthur Miller. Teve um romance com o ator francês Yves Montand durante as filmagens de "Adorável Pecadora" (1960), e teria mantido relações jamais esclarecidas com o então presidente John Kennedy e com seu irmão, Robert.
A morte


Na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte. No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles.
Há suspeitas fortíssimas de que Marilyn foi sufocada até a morte pela máfia, um grupo terrorista. Eles tinham ligação com Kennedy e ele era ( supostamente)amante há anos de Marilyn, a máfia pode ter descoberto esse envolvimento e como precaução, já que Marilyn poderia saber da máfia, eles a assassinaram, para que ela não denunciasse a polícia que esse grupo terrorista estaria ameaçando a vida do presidente.

 Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marilyn_Monroe

Porém, nada é certo ou foi devidamente esclarecido. Vale ressaltar.






Algumas frases de MARLYN MOROE:

"Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!"



"Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada."



"Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada."



"Nao me alimento de 'quases', nao me contento com a metade! nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor.. é tudo ou nada."



A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato.



"Não me falta homem, o que me falta é amor."



"Eu sabia que eu pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém"



"Eu sempre digo um beijo na mão pode faz você se sentir muito boa, mas uma tiara de diamantes dura para sempre."



"Não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a esta pessoa."



"Hollywood é um lugar onde te pagam mil dólares por um beijo e cinqüenta centavos por sua alma."



"Os homens que pensam que uma mulher com um passado amoroso diminui o seu amor por eles, geralmente são estúpidos e fracos. Uma mulher pode trazer um novo amor a cada homem que ama, desde que não existam muitos."

"Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria."



“Apenas duas gotinhas de Chanel nº5.” – (em resposta provocante a um jornalista que quis saber o que ela usava para dormir, em 1955)



"Sem preferências físicas ou de números. Não está faltando homem, está faltando amor."



 "Antes de se casar, uma garota tem que fazer amor com um homem para segurá-lo. Depois de se casar, ela tem que segurá-lo para fazer amor com ele."

Marilyn Monroe

Temos aqui no blog, parceria com um mega artista, PAULO GALANE,  que também eternizou esta artista em suas estambas , com um trabalho finíssimo de bordado com os mais diferentes materiais, todos a venda através do end: www.elo7.com.br/paulogalane








Uma mulher bela de verdade... Apenas como ela era. Um estrela!

Fica aqui esta homenagem do doce cabanna a MARLYN, e que tenha encontrado a paz, que não conheceu em vida.
Beijos

Prica

4 comentários:

  1. Sabe que lendo o texto estava pensando exatamente isso,uma estrela sem photoshop ,plásticas e etc,uma Diva de verdade eu assisti um documentário aonde o cabeleireiro e maquiador dela dizia que ela era um amor de pessoa porem triste e sozinha como ninguém poderia imaginar....

    ResponderExcluir
  2. A pessoas que descreve com vivacidade aquilo que sente e aquilo que é. E na força das palvras descrevem por si aquilo que poucos sabem A RESPEITO DAQUILO QUE PENSA OU DAQUILO QUE LÊ OU VÊ.Por que na proporção das vezes passamos por alto aquilo que até mesmo um mero grao de areia podia nos descrever o que de mais fantastico possa existir por de trás da criação seja ela matéria ou seja ela palavras... Daquilo que pensamos e sentimos.Assim como num piscar de olhos conseguimos fotografar algo tao magestoso que nos da a certeza que somos algo muito mais do que especial...Mesmo que revelamos isso por meio de uma simples figura ou gravura que expressa algo diria eu fabuloso aos olhos nu...
    bj e um belo inicio de semana...
    http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A pessoas que descreve com vivacidade aquilo que sente e aquilo que é. E na força das palvras descrevem por si aquilo que poucos sabem A RESPEITO DAQUILO QUE PENSA OU DAQUILO QUE LÊ OU VÊ.Por que na proporção das vezes passamos por alto aquilo que até mesmo um mero grao de areia podia nos descrever o que de mais fantastico possa existir por de trás da criação seja ela matéria ou seja ela palavras... Daquilo que pensamos e sentimos.Assim como num piscar de olhos conseguimos fotografar algo tao magestoso que nos da a certeza que somos algo muito mais do que especial...Mesmo que revelamos isso por meio de uma simples figura ou gravura que expressa algo diria eu fabuloso aos olhos nu...
    bj e um belo inicio de semana...
    http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A Marlyn realmente é uma diva, e sua beleza muito bem colocada aqui, e olha que aquele tempo não existia nenhuma tecnologia a favor das mulheres.
    Beijos.

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra