A mancha e a mídia! Por Lauri Renê

Na segunda feira, 7 de novembro, iniciou-se um vazamento de óleo no campo de Frade. A responsável pela exploração no campo, a empresa Chevron, fez o que se espera de uma petrolífera multinacional.

Primeiro omitiu e depois distorceu os fatos.


A empresa só notificou o fato dois dias depois a ANP. Depois disse que o vazamento era menor de 1.000 barris. Estima-se que seja de 3.700 barris.

O pior de tudo é nossa “imprensa livre”. O caso só teve ampla divulgação no dia 16 de novembro. Até então reproduziram notas da empresa. Do dia 9 ao 16 somente notas marotas, dizendo que se tratava de um acidente natural. Apenas quando a Polícia Federal entrou no caso a “mídia livre” intensificou a cobertura. Tratamento bem distinto em relação a Petrobrás, que sempre foi um dos alvos preferidos da mídia e fonte de factóides diversas.

Enquanto uma mancha de petróleo se estabelecia nas costa do litoral brasileiro, e graças a corrente marítima se afasta das praias, a mídia livre estava empenhada gastando tempo e recursos para saber se o ministro Lupi pegou ou não carona no jatinho da ONG. E a mancha caminhando livremente, com o obsequioso silêncio de nossos meios de comunicação. A exceção como sempre foi a blogosfera. O jornalista Fernando Brito do blog Tijolaço, do Deputado Brizola Neto, foi o único a desconfiar das notas evasivas e dos dados fornecidos pela Chevron. ( http://www.viomundo.com.br/denuncias/fernando-brito-omissao-criminosa-da-chevron-texaco-com-indulgencia-da-nossa-imprensa.html )

Algumas dúvidas não foram levantadas. Por exemplo:

Por que a sonda tinha alcance de mais de 5.000 metros, sendo que a licença da empresa é para extração a 2.500 metros? Estará a Chevron tentando chegar a camada pré-sal de forma sorrateira?

Evidências mostram que a empresa tentou cortar ao máximo os gastos, reduzindo procedimentos de segurança, e alugando uma sonda totalmente obsoleta, fabricada nos anos 70. Esta é o mesmo modelo utilizado pela BP no Golfo do México recentemente. Além disso durante a perfuração, procedimentos foram ignorados para adiantar os trabalhos, segundo dados da PF.

Por que a mídia se preocupa tanto com a carona do ministro e se descuida tanto frente a um acidente de proporções ambientais tão catastróficas? E se fosse uma empresa brasileira em outro país teria o mesmo tratamento?

Fica aqui a questão!

3 comentários:

  1. É Pri, verdade seja dita... quando vem um cara bancar o ramo no Brasil e diz que pode pintar e bordar aqui e ainda levar um macaco pra casa, a gnt entende....

    vc disse tudo... dá uma cuspida em solo americano e vc vai ter que prestar conta pro fbi... no Brasil o q importa é o dinheiro.... o respeito não conta.

    ResponderExcluir
  2. parabéns LAURI,o que voce escreveu foi muito importante,meu secretario achou exelente matéria!

    ResponderExcluir
  3. Lauri meu caro..realmente o que vc disse é de suma importância..E pensar que se isso ocorre-se no USA o caso já estaria explodindo.
    Aqui no Brasil tudo é festa..eles acham que podem pintar e bordar e nada acontece(as vezes penso que é assim mesmo viu ).
    Super matéria parabéns...

    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra