TATA NEWS - "O DIABO VESTE ZARA"

A frase não é minha. Li na internet. Mas traduz minha indignação sobre as ultimas notícias de trabalho escravo no país.

Pra quem não assistiu a reportagem do programa " A Liga" da Band na ultima terça feira, vou resumir em poucas linhas.

A marca importada ZARA, espanhola, com algumas lojas no Brasil se utiliza de trabalho semi escravo para a produção de suas peças. Como? através de terceirização de oficinas para manufatura de suas peças. Você paga caríssimo na loja e algumas peças chegam a ter o custo de R$ 7,00 para a loja. Será que não sabiam???
Sabe aquela calça caríssima que você comprou no shopping?? Ela pode ter sido feita em uma das oficinas já encontradas na Zona Norte onde bolivianos trabalham ate 16 horas por dia e recem até R$400,00 por mes. Isso porque já estão devendo àqueles que os trouxeram para nosso país. Pessimas condições de moradia, de trabalho....

Nem vou me extender alem de divulgar que é um dos tweets mais comentados do dia.

O que mais assusta são os coitados dos trabalhadores. Trabalho escravo.... Tão pesada esta palavra... Escravos... Humilhação, nós feitos de otários pagando tão caro por peças que muitas vezes custam muito mais do que eles ganham por 60 horas semanais de trabalho. E estavam ali, na Zona Norte... Numa casa toda fechada, bem ao nosso lado.

É assustador pensar no quanto o ser humano pode ser ganancioso, vil, maldoso. Submeter seu próximo a esta condição miserável e rir as nossas custas com seus lucros altos... 

E tem muito mais... O ministério do Trabalho tem 35 casas para verificar. A ZARA não foi a unica a se beneficiar com o esquema, há outras marcas, naturalmente. Devo aconselhar que investiguemos a procedencia do que usamos? Impossível. A verdade é que você pensava que estava comprando uma peça importada de alto padrão e qualidade e quem estava fazendo era o "Pablito" ali na esquina.

Devemos nos indignar e torcer para que a polícia cumpra com sua obrigação de encontrar e desmascarar estes esquemas para que não usemos mais roupas, sapatos, eletrodomesticos e outros itens às custas da vida de alguem.

Mas os donos não sabiam.... né?

Um abraço,

Tata

PS: Segue link para quem quiser ler mais sobre o assunto.

e este que choca:
http://www.coletivoverde.com.br/zara-trabalho-escravo/





NO COMENTS...

8 comentários:

  1. Eu fiquei super chocada quando vi a notícia na tevê ontem... Tinha comprado coisas na Zara naquele dia mesmo! Não vai ser simples, mas eu vou tentar não comprar mais nada na Zara. Essa é minha forma de protesto.
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a reportagem ontem no programa A Liga e também fiquei surpresa e chocada. Mas provavelmente, não só a Zara deve passar por isso, outras grandes lojas de departamento também devem contratar oficinas de costura tercerizadas dentro desses esquemas. É uma vergonha. :/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu não vi a liga ontem,mais fala sério ninguém merece.Aqui no Rio de Janeiro tem uma loja Zara no barra shopping ou New York não sei qual dos dois pois todos são a mesma coisa para mim,são ligados um ao outro, eu já não gostava da loja pelo fato de só ter roupa veia(na minha opinião)a agora é que não gosto mesmo.
    Quem diria, uma loja que comercializa roupas tão caras,ser parte deste absurdo!
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu professor falou na notícia hoje na faculdade..
    Também pensava que a Zara era importada até esses dias, quando fui olhar na etiqueta pra ver aonde era produzido. Embora as informações estivessem em inglês, estava lá: "made in Brazil"... tipo:wth??
    Não quero dizer que isso é ruim.. Na verdade eu até apoio que devemos favorecer o mercado nacional, mas em que condições..?!
    Compramos aqui, pagando um trilhão de impostos e dá isso..
    Compramos no interior e, se formos taxados, pagamos mais impostos, e também corremos o risco de adquirir peça de trabalho escravo..

    O negócio é virar amish e fazer nossas próprias coisas! hahsuahsuahsu que horror... :S

    Situação tensa né :S

    Beijos :*
    http://lalamoraiscoelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Um verdadeiro absurdo. fiquei indignada com isso.

    ResponderExcluir
  6. Não assisti mas a noticia esta bombando na internet. Horrível tratar um ser humano dessa forma.

    ResponderExcluir
  7. não assiti, mas vi o comentario geral...
    não tenho peça nenhuma da Zara, mas acho que uma marca pode ter qualidade e elucrar traqnuilamente sem explorar os outros...
    muito injusto!
    o negocio é boicotar!

    ResponderExcluir
  8. O DIABO VESTE ZARA perfeito,pra essa firma nojenta,exploradora.

    ResponderExcluir

...Mulheres vaidosas ( amigas e irmãs), uhauauah, e acho realmente que toda mulher deveria ser. Antes de qualquer outro motivo, ser para ELA. Não acreditamos que temos sempre que estar no padrão estipulado pela sociedade...O mais importante, é estarmos bem com a gente mesmo. AAAAAHHHHHHHH, isso é tudo!!!! Nosso objetivo maior com este blog, é atingir o maior número de mulheres. Mulheres altas, baixas, loiras morenas, gordinhas, magrinhas,azul, cor de rosa rs...enfim, cada uma a sua maneira e estilo, e oferecer a elas a sua valorização.... LEVANTAR A AUTO ESTIMA, SE PRODUZIR.... E com bom gosto,claro... SEmpre antenadas nos assuntos diversos! É O QUE PROPOMOS AQUI... Então, se juntem a nós, ó MULHERES QUE SE AMAM, UHAUAHUAHUAHAU.... E VAMOS REVOLUCIONAR O PLANETA....VAMOS NOS AMAR....ESTAR LINDAS...SEMPRE!!!!!!! A EQUIPE.
 
By Iâni Naíra